O amor próprio é um elemento primordial em qualquer processo de autoconhecimento. É por meio dele que passamos a dar mais importância para o que está dentro de nós do que o que está fora. Ele nos ajuda a perceber o que precisa de mais atenção e o que precisa de cura. Ele desperta a espiritualidade em nós.
O amor é um recurso interessante, pois quanto mais dele você dá, mais você tem. Por isso é impossível amar plenamente outra pessoa se você não ama a si mesmo em primeiro lugar. Para que possamos ter amor para dar a outra pessoa, precisamos primeiro dar amor a si mesmo para que haja abundância deste recurso e então poderemos compartilhar o excedente.
Mas na rotina corrida em que vivemos atualmente, pode parecer um desafio conseguir dedicar tempo a si mesmo em meio a tantas obrigações. Muito do que encontramos na vida cria em nós a ideia de competição. É como se estivéssemos o tempo todo competindo contra o mundo. É o vestibular, a entrevista de emprego, o trânsito e até mesmo os esportes. E para ser o primeiro ou o melhor é preciso se dedicar, sempre e muito.
Na verdade, não há benefício nenhum em querer ser o melhor. Esta é apenas uma distorção criada pelo sistema que nos coloca uns contra os outros constantemente, fazendo parecer que todo mundo é seu inimigo e que a vida e uma grande competição. Muito disso já está mudando e cada vez mais passamos a compreender que somos uma família humana e que precisamos nos unir e não competir uns contra os outros.
Mas até lá, precisamos ainda lutar para encontrar equilíbrio em meio as rotinas atuais.
Alguns minutos por dia
Não é difícil incluir pequenas rotinas de autocuidado em nosso dia-a-dia de forma que pratiquemos constantemente o amor próprio, colocando nosso bem-estar como uma de muitas atividades diárias. Pequenas ações feitas com intenção podem fazer maravilhas para ajudar a recuperar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
Abaixo deixo uma lista com algumas sugestões de atividades que podem ser incorporadas a rotina diária. Inspire-se nelas e tente incluir pelo menos um ou dois itens para cada tema em algum momento de seu dia, ou escolha uma área para trabalhar a cada dia. Quando for praticar as atividades mantenha a consciência no presente, deixando o mundo de lado e voltando toda a sua atenção a você. Perceba o motivo que lhe levou a estar realizando aquela atividade. Saiba que é por você e para você. É por amor.
Pratique tornar seu corpo, mente e espírito uma prioridade e você se surpreenderá com o que irá acontecer com o seu humor, saúde e desempenho na vida!
Corpo
- Comer porções menores e mais frequentes
- Comer gorduras boas
- Tomar probióticos
- Evitar glúten
- Evitar açúcar refinada
- Observar a postura
- Caminhar 10.000 passos
- Exercitar-se
- Auto massagem
- Respiração consciente
- Yoga ou alongamento
- Banho relaxante
- Beber mais água
- Dormir e acordar cedo
- Tomar um chá
Mente
- Meditar
- Escrever um diário
- Fazer afirmações positivas
- Ler algo inspirador
- Assistir uma apresentação TED
- Aprender algo novo
- Praticar mindfulness
- Praticar a gratidão
- Interessar-se por alguém estranho
- Se estressar menos com o que acontece
- Ir a um evento interessante
- Desafiar-se
- Cuidar de algumas plantas
Espírito
- Rir mais
- Sorrir mais
- Fazer relaxamento e respiração consciente
- Colorir uma página
- Ouvir uma musica que eleve
- Cantar alto
- Escrever uma carta ou um poema
- Sentar-se em silêncio na natureza
- Usar menos eletrônicos
- Organizar alguma coisa
- Buscar alguma cura
- Amar mais
- Meditar
- Divertir-se mais
- Usar incensos e velas
- Se inspirar em cartas (Anjos, Tarô, etc)
- Desenhar
- Apreciar alguma arte
Tem outras sugestões de atividades que estimulem o amor próprio? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!